Conheça o Mármore Travertino com dicas para Mármores em Barueri

segunda-feira , 11 de novembro de 2019 por
Mármores em Barueri

Mármore travertino traz beleza e sofisticação para diversos tipos de ambientes em Barueri.

Rocha natural e de cor bege composta por minerais calcita, argonita e lomonita, esse é o Mármore Travertino. Ela é o resultado de reações físico-químicas sofridas por outras rochas e também pela ação de águas termais, e é uma das pedras mais utilizadas em construção e revestimento no Brasil e diversos bairros de Barueri e Osasco.

O mármore é uma pedra natural muito bem utilizada nos projetos residenciais para revestimento de paredes, pisos, lavatórios, bancadas e outros objetos decorativos. Existem diversos tipos de mármore, porém o mais usado é o Travertino, uma rocha calcária natural de cor bege que é reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra que lembram pequenos ramos e folhas.

O mármore travertino possui variações devido à região em que se formaram e das diferenças de formação que possuem. Existem diversos tipos de mármore travertino e os italianos, geralmente, são os mais conhecidos, como: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. A seguir, você confere detalhes sobre os três tipos mais populares no Brasil.

Mármore travertino Romano Clássico

A opção mais procurada devido à sua tradição e presença na história, é o mármore travertino Romano Clássico. Esse modelo é extremamente resistente e possui alta durabilidade, foi ele a escolha de revestimento para o Coliseu e para o a Basílica de São Pedro. Essa rocha apresenta uma beleza impressionante combinada com cores leves. O travertino Romano Clássico pode apresentar colorações que vão desde um tom palha até um bege mais amarelado, ele tem os veios horizontais mais marcados e mais naturais.

Mármore travertino Navona

O mármore travertino Navona é mais claro, possui uma coloração voltada para o laranja e para o creme. De acordo com as profissionais, os veios desse modelo são mais leves e menos marcados. Além disso, essa pedra é importada diretamente da Itália.

Mármore travertino nacional

O Bege Bahia, também conhecido como travertino Nacional, tem os veios mais escuros, mais arredondados e mais manchados. Esse modelo, como o nome já diz, vem direto das pedreiras brasileiras e tem desenhos de formato rústico que variam entre o marrom e o bege, que são mais sutis e normalmente feitos sobre uma superfície mais clara.

Antes de definir onde vai colocar a rocha e qual modelo será escolhido, é preciso considerar as características do acabamento. Existem quatro tipos de acabamento principais, confira as vantagens e desvantagens de cada um:

 Bruto ou natural

O tipo Bruto, como o nome já diz, é a pedra direto da natureza, com acabamento opaco e veios aparentes, a rocha é apenas cortada nas dimensões certas para aplicação, não possui nenhum outro tratamento. As profissionais indicam esse acabamento para aplicações em paredes, principalmente, mas não indicam a peça para banheiros, cozinhas e pisos.

• Resignado ou estucado

O acabamento resignado ou estucado é feito com a aplicação de uma resina na pedra. A resina tem a mesma cor do mármore e cobre os poros e buracos existentes na superfície. Após a aplicação da resina, a superfície fica lisa. Assim, essa é uma das formas mais utilizadas do mármore travertino e pode revestir diversos ambientes.

• Levigado

O levigado tem um aspecto opaco e é lixado até que a superfície do mármore fique lisa, facilitando a limpeza e a manutenção, ao mesmo tempo em que mantém a cor natural. Esse acabamento é liso e opaco e pode ser usado em todos os tipos de ambientes internos ou externos.

• Polido

O acabamento polido tem um aspecto liso e com brilho, pode ser usado em pisos e paredes, mas não é recomendado para pisos externos devido à baixa aderência.

Como utilizar o mármore travertino na decoração

O mármore travertino está presente na decoração, na construção e no revestimento de diversos cômodos. Os principais ambientes que usam essa rocha são o banheiro, a cozinha e a sala, mas a pedra também está presente em pisos, escadas e paredes. Confira, então, dicas sobre a aplicação do mármore travertino nesses espaços:

Mármore travertino usado no banheiro

É possível criar uma decoração elegante, moderna e despojada no banheiro utilizando o mármore travertino nas paredes, na bancada ou até mesmo na cuba. Nos banheiros, não é recomendado o uso do travertino bruto, já que podem ocorrer infiltrações. A rocha, nesse acabamento, possui veios aparentes e não passa por nenhum tratamento, por isso, é preciso tomar cuidado, caso decida utilizar o travertino no piso, não escolha o acabamento polido, que é mais escorregadio, uma característica que deve ser evitada nos banheiros.

O mármore travertino é uma peça que precisa de cuidado e atenção na hora de realizar sua limpeza. A superfície deve ser aspirada pelo menos uma vez por semana, evitando que as partículas de pó se fixem nos veios da pedra. Caso a superfície em questão seja o piso, utilize aspirador de pó portátil, sem rodinhas que podem arranhar o piso, ou use uma vassoura macia para varrer.

Você pode usar um pano úmido e macio para limpar a rocha. Utilize uma solução de água com sabão de coco ou um detergente de pH neutro, e lembre-se de secar com outro pano, dessa vez seco, mas ainda macio. Não deixe a água secar sozinha, pois isso pode resultar em manchas. Evite limpar o mármore com produtos corrosivos e abrasivos, que podem diminuir sua durabilidade, criar manchas, arranhar e desgastar a rocha.

O mármore travertino é o revestimento ideal para ambientes modernos e elegantes, mas é preciso analisar o espaço em que a rocha será aplicada, levando em consideração os elementos decorativos e os usos do espaço, para, assim, escolher o melhor modelo e acabamento para seu cômodo.

 

 

Postagens Relacionadas

Avalie esta postagem!

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(Ninguém avaliou ainda. Seja o primeiro!)

Comentários